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MEDICINA PREVENTIVA/EUCC []
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Id:479 - (754)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Informe del Comité del Programa de Libros de Texto de la OPS/OMS para la Enseñanza de la Medicina Preventiva y Social en las Escuelas de Medicina de la América Latina^ies Report of the PAHO/WHO Textbook Program Committee on teaching preventive and social medicine in the Latin American schools of medicine-
Fonte:Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1975. 13 p. .
Resumo:O folheto traz informações acerca da Segunda Reunião do Comitê do Programa de Livros da OPS/OMS para o Ensino da Medicina Preventiva e Social nas Escolas de Medicina da América Latina. São feitas algumas colocações acerca de reuniões que ocorreram em outros anos, que serviram de base para debates, questionamentos, e consequentes resoluções sobre a melhor bibliografia a ser utilizada.^ipt.
Descritores:Medicina Social/eucc
Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Materiais de Ensino/provis
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/DRH/10078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - H-01 - 008

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Id:408 - (683)
Autor:Salveraglio, Federico J.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza de la higiene y medicina preventiva en las facultades de medicina^ies / Instruction in public health and preventive medicine offered in medical schools
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;35(4):375-385, oct. 1953. .
Resumo:O autor, professor de saúde pública na Escola de Medicina de Montevideo, relatou as atividades que observou durante a visita a várias Escolas de Medicina e Higiene da Europa, Norte e Sul da América. Ele destaca o interesse que vem sido mostrado no ensino da medicina preventiva e social, particularmente nas escolas das Américas. É feita uma descrição de diferentes técnicas de instrução, as quais são baseadas geralmente nestes princípios: 1) ensino da estatística médica nos primeiros anos de carreira; 2) ensino da epidemiologia clínica, centrado no ensino ao redor do enfermo; 3) integração do ensino com a medicina preventiva e social com o ensino clínico e também de matérias básicas; 4) ensino do planejamento da administração sanitária e de assistência médica. Propõe o seguinte plano para o ensino da medicina preventiva da Faculdade de Medicina: 1) um curso de estatística médica, no primeiro ou segundo ano de carreira; 2) um curso de epidemiologia clínica, coordenado com o curso de patologia e clínica de doenças infecciosas no quarto ano; 3) o estudante deve realizar o estudo sócio-médico de pacientes sob seus cuidados nos cursos clínicos; 4) que se dê mais extensão ao ensino da medicina preventiva nas clínicas infantis, obstetrícia, psiquiatria, entre outras; 5) que no último ano se ensine na forma prática a parte de higiene ambiental, medicina social e administração sanitária; 6) considera que em todos os exames de clínica, deve-se interrogar ao examinado a propósito dos problemas epidemiológicos ou de medicina social que se levanta o doente estudado^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Medicina Preventiva/eucc
Escolas Médicas/normas
Currículo
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v35n4p375.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 023

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Id:403 - (678)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Primer Congreso Panamericano de Educación Médica^ies / First Pan American Congress of Medical Education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):35-36, ene. 1952. .
Resumo:O texto trata das discussões acerca do ensino da educação médica, no âmbito do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Médica, realizado em Lima, Peru, de 14 a 18 de maio de 1951. Foram estudados problemas que se confrontam atualmente com o ensino da Medicina, e dessa forma, consideradas idéias que foram expressas, tornando-as um ideal de progresso e evolução, que deve ser mantido. Desta forma, foram aprovadas as seguintes resoluções: 1) a criação de uma Oficina Pan-Americana de Educação Médica, permanente; 2) a sede da Oficina será em Lima, Peru, com o reconhecimento da gestão inicial deste Congresso; 3) os Congressos Pan-Americanos de Educação Médica serão de forma periódicos, convocados por uma Comissão; 4) o próximo Congresso deverá ser realizado em São Paulo, no mês de janeiro de 1954, como homenagem ao Quarto Centenário da fundação da cidade^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Cooperação Técnica
Escolas Médicas/org
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p35.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 014

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Id:399 - (674)
Autor:Dearing, Warren Palmer.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Nueva orientacion en la enseñanza de la medicina preventiva^ies / Further guidance on the teaching of preventive medicine
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;37(4):446-454, oct. 1954. .
Resumo:Na atualidade não existe ciência nem critério médico que pretenda resolver todos os problemas sanitários. Não é possível lutar eficazmente contra algumas doenças de predomínio mundial, sem a aplicação da engenharia e da ciência sanitária. Outras, como as deficiências, não podem ser tratadas eficazmente sem atender às condições econômicas e sociais. Embora a educação médica realize um trabalho superlativo, proporcionando ao estudante de medicina uma sólida base em patologia anatômica e funcional, e uma habilidade para o diagnóstico e a terapêutica, a maioria convive no que é deficiente em quanto dotado de uma profunda compreensão da natureza e da conduta humanas, condição necessária para poder praticar a prevenção mais que a cura; para fomentar a saúde e tratar as enfermidades. Com grande freqüência as escolas de medicina descuidam ao preparar o estudante de modo que saiba aplicar os princípios universais que foram aprendidos a outros meios que não sejam o hospital de ensino, perfeitamente equipado e com pessoal suficiente. É necessário, pois, que a escola de medicina se preocupe tanto no meio social no que seus graduados vão a exercer sua carreira, como os dos últimos descobrimentos da ciência médica. Isto significa que não é possível aplicar as mesmas normas de educação médica em todas as épocas e lugares. Sendo assim, o autor afirma que o diagnóstico exato e a prescrição de remédio e regimes de tratamento podem resultar de pouco valor na prevenção das enfermidade ou de sua recorrência, uma vez que deve-se entender o ambiente social em que o indivíduo enfermo reside, sua condição de vida, entre outros fatores. Várias instituições vêm tomando medidas concretas para que se alcancem os devidos fins, uma vez que estão encontrando métodos que levem ao estudante a ver o paciente como um indivíduo que tem família e trabalho. Para que isso ocorra, as escolas de medicina devem incluir em seus planos de estudo os aspectos e pontos de vista das Ciências Sociais, promovendo assim relações mais efetivas entre estas escolas e o mundo social que as rodeia. Mais recentemente vem sendo incorporado sociólogos a certas faculdades, com o fim de se ensinar a aplicação das ciências sociais ao ensino e investigação médicas. Utilizando os departamentos de Sociologia, Psicologia, Antropologia e Economia, as escolas podem enriquecer seus planos de estudo. Como um passo mais para a integração dos componentes essenciais da educação médica, algumas escolas estão realizando experimentos mediante a expansão das suas relações com a coletividade. Estas medidas tendem a proporcionar um ensino útil e investigação de laboratório na esfera da medicina integral e são semelhantes aos experimentos que se vem fazendo em outros países com os mesmos propósitos. Muitos dirigentes de medicina preventiva e saúde pública já reconhecem que a investigação de como e porquê do comportamento individual de grupos é requisito essencial da educação profissional e da boa preparação dos programas de saúde pública. Uma investigação desse gênero requer a colaboração das escolas de ciências médicas e sociais, e a escola de medicina pode atuar de guia e ser co-participante da iniciação e sustento de estudos em cooperação com as escolas de ciências sociais^ipt.
Descritores:Medicina Preventiva/eucc
Educação Médica/normas
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v37n4p446.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 008

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Id:398 - (673)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Comité de expertos de la OPS-OMS. Primer informe sobre la enseñanza de la medicina preventiva y social en las escuelas de medicina de la América Latina^ies / Committee of Experts of the PHO-WHO. 1st report on the teaching of preventive and social medicine in the schools of medicine in Latin America
Fonte:Educ. méd. salud;3(2):133-155, abr. 1969. .
Resumo:Este texto, formulado pelo Comitê de Especialistas da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPS/OMS) indica recomendações acerca do ensino da medicina preventiva e social nas escolas de medicina da América Latina, além de sugerir livros e textos adequados a este propósito. Foram destacados três objetivos gerais, que são intimamente ligados entre si: ensino, investigação e serviço, que devem ser entendidos em função das necessidades da comunidade, que deve ser a preocupação básica de uma universidade. Foram levantados aspectos como a formação do médico (geral) e de especialistas (levando em conta o tipo de médico que o país necessita, afim de precisar da contribuição que os departamentos de medicina preventiva devem prestar a este processo global da escola médica), educação médica continuada e formação de pessoal docente. Partindo por estes princípios, o Comitê analisou vários documentos que tentam definir as características da formação de médicos, propondo um novo conteúdo programático para as escolas de medicina, bem como assinalando objetivos específicos do ensino da medicina preventiva e social, afim de promover o desenvolvimento da própria. Tal desenvolvimento gerará mudanças afim de formar pessoal de saúde que atendam melhor às necessidades da população, contribuindo para um país mais saudável, e que possa evoluir na saúde, bem como nos aspectos econômicos e sociais^ipt.
Descritores:Educação Médica
Medicina Preventiva/eucc
Medicina Social/eucc
Organização Mundial da Saúde
América Central
 México
 América do Sul
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37849.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 007

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Id:385 - (659)
Autor:Horwitz, Abraham.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Enseñanza de higiene y medicina preventiva en los programas de educación médica^ies / Teaching hygiene and preventive medicine in medical education programs
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):20-25, ene. 1952. .
Resumo:O texto propõe que o exercício da medicina se transforme em uma ação social, através do ensino da medicina e higiene preventiva nos programas de educação médica. Desta forma, identifica-se que a expressão “higiene e medicina preventiva” indica um conjunto de disciplinas destinadas a incorporar a formação do médico, possuindo doutrina e métodos para a promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e comunidades. A prevenção de enfermidades resulta na conseqüência da concepção de um processo educativo, que deve ser continuado. Sendo assim, o autor propõe um esquema para o ensino de higiene e medicina preventiva nos programas de educação médica, além da análise dos fundamentos que o formam. Justifica-se o ensino da higiene e medicina preventiva baseando-se no fato de que a ciência tem uma ação social hoje em dia, tendo em vista de que um de seus principais propósitos é a prolongação da vida e obtenção de meios para satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, melhorando as condições de seu meio ambiente. Simultaneamente, estimula o desenvolvimento cultural do homem e facilita uma compreensão real dos valores de sua existência, sendo esta uma ação humanizada. Portanto, corresponde à Universidade dar forma a estes objetivos gerais e repassar a seus educandos como uma doutrina de ação permanente. Os profissionais formados nesta escola de pensamento devem por em prática estes princípios em todas as suas atividades específicas, e estendê-las ao meio em que atuam como um método de educação de indivíduos. O estudante de medicina deve aprender a reconhecer os fatores sociais e do ambiente em casa caso, para avaliá-los em relação ao problema médico e assumir a responsabilidade destes como parte do diagnóstico e tratamento. O autor afirma que deve se proceder, no último ano de estudos, uma revisão da medicina preventiva em conjunto e integração com a saúde pública. Analisar, antes de tudo, os recursos que dispõem o Estado e as comunidades, para resolver os problemas pertinentes. Inclui-se, como que naturalmente, a assistência médica, e se considera assim o saneamento do ambiente, controle das doenças transmissíveis, educação sanitária entre outros. Com este propósito, os estudantes incorporarão atividades dos organismos de saúde pública do Estado, onde praticarão as técnicas e procedimentos para a prevenção de enfermidades e proteção da saúde. As Unidades Sanitárias representam o meio mais adequado para dar forma a este aspecto essencial da formação do médico. Compreende-se que dessa forma é possível atrair para essa especialidade o número de técnicos que os governos querem, ou seja: notando a importância dos fenômenos sociais na gênese da doença, se acentua a idéia de prevenção sobre a de cura e se faz do homem são físico e mental o objetivo permanente da ação do médico^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p20.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 001



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